quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia de S. Valentim... ou Dia dos Namorados...


Ola, muito boa tarde, hoje é o dia especial, aquele tal dia... o dia de s. valentim, ou o dia dos namorados...

mas ja alguma vez pensaram no porque de ser dia dos namorados???

Ou toda a gente se lembra do dia dos namorados por ser apenas o dia de: "tenho de comprar uma prenda para lhe oferecer..."

entao para quem nao sabe, aqui fica a historia de s. valentim....

São Valentim
Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Bonito, não é??


E o Amor??

O que quererá dizer a palavra amor?? pelo que estive a investigar a palavra amor, pode ser empregada muitas vezes, ja me disseram: "olha que um amo-te é algo muito forte..." mas parece que nao é, ora reparem:


"A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na lingua portuguesa. Pode significar afeiçao,compaixao,misericordia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. "


Ou seja, se eu gosto imenso de uma pessoa, e penso nela a todo o momento, (sim, penso muito numa pessoa) amo-a... mas se olho para alguem e tenho uma atraçao, um apetite, desejo... tambem a amo... portanto, posso chegar a beira de um homem que eu ache que me daria prazer e dizer: "amo-te" soa um pouco estranho, mas a realidade é mesmo essa... desejo, atraçao, apetite... é realmente estranho... acho que vou aplicar muito mais vezes a palavra amor... :)


Sem comentários: